Blog

02.fevereiro.2024

SAC ou PRICE: a melhor tabela para o seu financiamento imobiliário_

Ao embarcar na jornada de adquirir um imóvel um dos pontos mais importantes para se atentar é o processo de financiamento. Ele é crucial para a realização do sonho, mas também pode se tornar um problema caso você não saiba dos prós e contras de cada decisão.
Para iniciar com você essa jornada e auxiliar neste caminho, preparamos um conteúdo sobre um tema impactante da compra que é a escolha entre as tabelas de juros. Continue lendo para saber mais!

As tabelas SAC (Sistema de Amortização Constante) e PRICE (Parcelas de Igual Valor) são opções comuns de amortização em financiamentos imobiliários, cada uma com suas características distintas.

TABELA SAC
A tabela SAC é conhecida por sua abordagem linear na amortização do saldo devedor ao longo do tempo. Nesse sistema, o valor amortizado é constante, o que significa que as parcelas iniciais são mais elevadas e diminuem gradualmente ao longo do período do financiamento. Essa característica resulta em um custo total geralmente menor quando comparado à tabela PRICE.

TABELA PRICE
Ao optar pela tabela PRICE, as parcelas mensais permanecem constantes ao longo do contrato de financiamento. A peculiaridade desse sistema está na distribuição do pagamento, com uma proporção maior destinada aos juros nas primeiras prestações, e uma porção crescente destinada à amortização do saldo devedor ao longo do tempo.

Principais características da Tabela SAC:
- Parcelas decrescentes ao longo do tempo.
- Maior valor pago nas primeiras prestações.
- Amortização constante do saldo devedor.
- Custos totais geralmente mais baixos.

Principais características da Tabela PRICE:
- Parcelas constantes durante todo o financiamento.
- Pagamentos iniciais com maior proporção destinada aos juros.
- Redução gradual dos juros e aumento da amortização.

SAC ou PRICE: Qual escolher?
A escolha entre SAC e PRICE depende de diversos fatores, incluindo a disponibilidade financeira atual, a tolerância ao risco e os planos de longo prazo do comprador. A tabela SAC pode ser atraente para quem busca economizar ao longo do tempo, enquanto a tabela PRICE oferece previsibilidade nas parcelas mensais.
É fundamental analisar cuidadosamente as características de cada sistema e, se possível, simular os custos totais ao longo do financiamento para tomar uma decisão alinhada com suas metas financeiras e estilo de vida.

Ao compreender as diferenças entre esses sistemas de amortização, você estará mais preparado para tomar uma decisão consciente e escolher a opção que melhor se adapta às suas circunstâncias.

Voltar

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.